CULTURA

L’après Midi des Deux Sportifs de Ricardo Machado - © Ivo Rodrigues / Bairro em Festa 2022Dentro³ de Ana Catarina Santos e Sílvio Vieira © Ivo Rodrigues / Bairro em Festa 2022NinaNinarOutras Ilhas - Claudio Hochman e Beniko TanakaConcerto GLUM: Grupo de Limpeza Urbana Musical  Companhia Limitada: o concertoCompanhia Limitada: o concertoCompanhia Limitada: o concerto5 minutos para de conhecer de Lígia FernandesSaltar das Paredes - Leonor KeilFoguete de Emergência © Ivo Rodrigues / Bairro em Festa 2020

Tendo como missão promover a cultura, a criatividade e o conhecimento como factores determinantes no sucesso e sustentabilidade dos processos de regeneração social e urbana, assim como proporcionar condições de pesquisa, criação e maturação ao trabalho de artistas que aqui queiram residir.

A actividade cultural da LARGO Residências divide-se em quatro eixos:

1. CRIAÇÃO

A equipa artística da LARGO procura a inspiração para os seus projectos no território em que trabalha. Caso esteja em causa a ideia original de um artista, a cooperativa espera que os artistas sejam permeáveis à transformação inerente ao aqui e agora. Trabalhar constantemente sobre o conceito de comunidade pressupõe abertura à mutação. Para permitir o desenvolvimento de novos caminhos criativos, tanto as produções levadas a cabo pela LARGO, como os artistas que trabalham com a cooperativa em projectos autónomos não devem ficar apenas confinados ao presente. Apontar o futuro pode implicar, sempre que necessário, partir daquela base e estabelecer uma ponte com o passado. Esta provocação desafia os artistas para pensarem em novas propostas artísticas, novos métodos de apresentação e de diálogo com diferentes públicos, nem que seja por estarem em directo contacto com a população. Sabendo que o território é o pano de fundo da intervenção da cooperativa, a criação assenta em dois movimentos complementares, que se tornam evidentes na nossa acção:

a) Residências Artísticas

Acolhemos propostas de residência artística em permanência, proporcionando condições de produção e logísticas para o desenvolvimento dos projecto, tendo sempre como contrapartida a realização de alguma actividade dirigida à comunidade local. Mais info aqui

b) Projectos LARGO

São projectos desenhados pela direcção artística do LARGO, inspirados em realidades e problemáticas locais, que depois são lançados enquanto desafio de criação a artistas convidados.

Conheça aqui as criações Largo

c) Residências em parceria:

Parcerias que fazemos com outras organizações culturais, que promovem residências artísticas e eventos culturais, tendo uma sinergia de troca de recursos que vão desde os espaços de criação, alojamento, apresentação, ao conhecimento e enquadramento artístico sobre determinadas temáticas e conceitos sobre o qual a nossa cooperativa se tem especializando, nomeadamente a criação participativa e envolvimento da comunidade, a relação da arte com a inclusão social, e a dimensão intersectorial da cultura na relação com o desenvolvimento territorial.

 

2. PROGRAMAÇÃO

Actividades regulares ou pontuais de programação cultural no nosso espaço, bem como pelo nosso bairro, e em diferentes locais decorrente com as parcerias específicas  com outras instituições locais ou nacionais.

Uma das componentes centrais é o programa regular de programação cultural gratuita que decorre no QUARTEL LARGO do Cabeço de Bola, num misto de actividades que resultam dos processos de residência artística, como do acolhimento de propostas de vários artistas que desejam dar a conhecer os seus projectos, assim como acolhimentos de actividade promovidas por outras entidades no nosso espaço.

Consulte a nossa agenda de programação aqui.

Submeta a sua proposta de programação aqui

Conheça aqui o nosso portfólio de espaços para programação

 

3. PARCERIAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Sendo um dos dos nossos objectivos o desenvolvimento integrado do território, grande parte da acção passa pela criação de redes locais, tendo o largo um papel central de mediador e agregador na comunidade local, entre o indivíduo, as organizações locais e o poder central. Ainda que a Cultura seja o nosso motor, temos participado em inúmeras redes de colaboração territorial e programas de desenvolvimento local, a partir dos quais nascem vários projecto em parceria com inúmeras entidades multi-sectoriais.

São exemplos destes o "Festival Bairro Intendente em Festa",  "CENTRO Comunitário", "NEXT STOP", "ESCUTA", "SOU" e “ Residências Refúgio”

mais info aqui