Crowdfunding "Adeus, Intendente!"

campanha Adeus Intendente
Domingo, Abril 17, 2022 - 09:45 to Sexta, Junho 24, 2022 - 23:45

O LARGO Residências despede-se do Intendente ao fim de 11 anos e lança uma campanha de angariação de fundos para ajudar a construir o próximo projecto no antigo Quartel da GNR no Largo do Cabeço de Bola: um pólo cultural de inclusão social e desenvolvimento local.

Apoiar 


A nossa cooperativa cultural e social nasceu há mais de 10 anos e queremos continuar.

Neste difícil período de pandemia mundial ficamos também muito afectados e com o término do contrato de arrendamento da nossa sede no Intendente atravessamos uma fase de transição e desafios.

A cabeça e o coração alinhados dão-nos o sinal para seguir em frente e combater as dificuldades que se avizinham. Foi sempre assim que fizemos porque sabemos que a nossa raiz está no cuidar das pessoas e dos lugares, está no criar um tronco em forma de casa comum que abrace os trabalhadores da cultura com a comunidade local sempre com particular atenção à população mais vulnerável, independentemente da sua condição.

Em 2020, antes de encerrar prematuramente a nossa unidade de alojamento, na fase de confinamento abrimos as portas dos nossos quartos para acolher imigrantes infectados com o novo coronavírus (SARS-Cov-2) que estavam em fase de recuperação mas sem condições de fazerem um confinamento em segurança nas suas casas. Não cancelamos a cultura e pelo contrário fomos com ela ao encontro de quem mais precisava.

Agora, é a vez de fechar uma porta que esteve sempre aberta a todas e todos: o LARGO Café Estúdio.

O Café Estúdio foi para muitos e muitas um porto de abrigo, e foi também um palco que acolheu e promoveu actividades com centenas de artistas de várias áreas, todas elas gratuitas, tornando-se, assim, um lugar de acesso à cultura: uma cultura de proximidade.

Guardamos na memória não só os dias com milhares de pessoas nos festivais que organizamos, mas também do largo quase vazio, no início do caminho, quando nos sentávamos a conhecer cada vizinho e vizinha, cada pessoa que desejava, tal como nós, o melhor deste lugar e, principalmente, de não ser afastado ou convidado a sair. 

Ainda que a nossa acção cultural tenha acontecido e irá acontecer um pouco por todo o Bairro, os nossos negócios sociais, o alojamento e o café foram não só o que nos tornou um exemplo de sustentabilidade na área da cultura, mas, acima de tudo, o garantir de criação de postos de trabalho para quem mais precisou e para quem via no Intendente a sua casa, muito antes da mudança urbanística.

Foi este Largo que nos deu o nome, por ser a partir dele, e nele, que centramos a nossa acção. Foi um lugar de permanente reencontro, cuidado, escuta, criação, apoio, exploração, experiência, falha, conquista, desilusão, mas seguros que da nossa parte a missão foi cumprida.

É tudo isso que neste momento está em causa e esta campanha de fundos serve para prosseguir com a nossa missão, é levar as nossas actividades no mesmo bairro, mas agora para dentro de um novo espaço temporário: O Quartel - um pólo cultural e social temporário. Ali queremos dar continuidade às actividades de criação, formação e programação cultural inclusiva, retomar o alojamento com as residências de artistas e de pessoas em situação de refúgio, bem como um espaço de cafetaria aberto ao bairro.

Como não pensamos só em nós, queremos criar condições para, neste centro temporário, acolher outras iniciativas do sector sócio-cultural e economia social, e fortalecer as condições de trabalho de um sector que foi muito fragilizado. Dar continuidade ao trabalho em rede a partir de uma nova experiência colaborativa e de capacitação mútua, um ecossistema colaborativo e de co-governação local.

Porque a cultura e a inclusão precisam de ti!

Sempre juntos, sempre aqui. 

Transformar para continuar, criar para resistir.


Sobre o promotor

A cooperativa cultural LARGO Residências tem como missão contribuir para o desenvolvimento local, através de actividades culturais de inclusão social e negócios sociais que permitam simultaneamente, garantir a sua própria sustentabilidade.

Sediado no Largo do Intendente (Lisboa), desde 2011, onde desenvolve as sua actividade culturais de inclusão social e desenvolvimento local, inicia em 2022 um novo ciclo, encerrando as suas actividades no largo do intendente e criando uma resposta inovadora na mesma freguesia (arroios), com a criação de um pólo social e cultural - O QUARTEL, onde para além das suas actividades regulares, coordena a actividade de uma rede de parceiros a actuar neste novo bairro comum no largo do cabeço da bola, a partir de um antigo Quartel da GNR.

 

Ao longo dos últimos 10 anos envolveu na sua actividade mais de:

  • 2500 artistas (locais, nacionais e estrangeiros),
  • 2000 participantes da comunidade (em projectos participativos),
  • 1000 actividades pontuais,
  • 10 projectos permanentes.
  • Participa ainda em cerca de 8 redes colaborativas locais e internacionais
  • Participou em mais de 55 conferências nacionais e internacionais.

Foi um dos importantes agentes de criação de postos de trabalho locais na zona do Intendente, tendo integrado uma grande percentagem de pessoas em diferentes situações de vulnerabilidade.

O Largo Residências foi identificado como um exemplo de boas práticas que conectam o setor cultural e a inclusão social.

Em 2019 integra o ranking das cinco maiores cooperativas do ramo Cultura (2019) contribuindo para geração de actividade e emprego no ramo Cultural, distinguida pela Cases.

Em 2021, foi distinguido com o Prémio da Acesso Cultura na categoria da Acessibilidade Social.

O Largo Residências desenvolveu uma variedade de parcerias locais e internacionais que também ajudaram a promover políticas de desenvolvimento mais inclusivas, incluindo o direito à habitação, desenvolvimento urbano não especulativo, economia social e turismo responsável.

Áreas de actuação

  • 4 sectores de actuação: 
    • Cultura, Social, Desenvolvimento Local e Economia Social
  • 3 Negócio sociais: 
    • Alojamento, Cafetaria e Loja

 

  • Estrutura
    • Cooperativa: 13 membros
    • Equipa Executiva: 16 trabalhadores

 

  • Actividades Sócio-Culturais
    • 124 residências artísticas
    • 16 projectos de criação LARGO 
    • 810 eventos de programação
    • 135 actividades de formação
    • 85 entidades parceiras
    • 2504 profissionais da cultura 
    • 2012 participantes da comunidade 
    • 12 diferentes Programas de Apoio 
    • 4 Redes enquanto membro
    • 53 conferências, visitas e outros eventos de representação