ESCUTA

© Ana Teresa Ascensão

ESCUTA

Escuta — Lisboa: uma cidade que não pára de se transformar a cada dia que passa, criando rupturas, contrastes, mudanças irreversíveis. Entre 2017 e 2019, o Gabinete de Apoio ao Bairro de Intervenção Prioritária - Almirante Reis promove um plano de desenvolvimento local em torno deste território, criando projectos em parceria com associações e instituições locais existentes.

O projecto ESCUTA retrata este plano de desenvolvimento local, procurando documentar a vida deste lugar e as interações entre a comunidade e os projetos locais.

Este processo de documentação contínua e cumulativa é organizado em três actos. Para cada acto é escolhido um registo audiovisual específico. Com base neste registo é criado um objecto artístico singular. A partir deste objecto é concebido um dispositivo de devolução ao público, que visa abrir espaços de relação e de construção coletiva.


EQUIPA ESCUTA

Direcção: Marta Silva

Coordenação: Hélène Veiga Gomes

Equipa de Monitorização: Ana Pessoa e Henrique Barata (GABIP / AKF), Ana Quintela (Crescer), Bruno Caldeira (CASA / SCML), Letícia (GAT), Isabel Rodrigues (JFA)

Design: Ana Teresa Ascensão


Escuta #1

O primeiro acto do projecto trabalha com o som e apresenta a série de documentários áudio Meia Hora, para a difusão dos quais foi concebida uma rádio comunitária efémera: a Rádio Escuta. Complementa a sua programação com conteúdos informativos ligados ao território da Almirante Reis - noticiários em várias línguas, reportagens, entrevistas e histórias curtas - e por conteúdos musicais, inspirados nas comunidades residentes no território. A Rádio Escuta está transmitida de 5 a 22 de Julho, de quinta a domingo, das 19h às 22h. Dois formatos de escuta estão disponíveis: um formato online, para se ouvir a rádio em directo e os podcasts, em www.escuta.pt, e um formato físico, num estúdio instalado à entrada do Largo do Intendente, com emissões em directo para o Festival Bairro Intendente em Festa.


Equipa Rádio Escuta

Coordenação Radio: Ricardo J. Rodrigues e Hélène Veiga Gomes

Realização série “Meia Hora”: Hélène Veiga Gomes

Técnico de som/Edição peças “Meia Hora”: Rui Neves

Coordenação Técnica: Jéremie Moussaid Kerouanton

Coordenação Musical: Nelson Makossa
Produção: Filipa Penteado

Apoio Técnico: José Dias

Equipa tradução mediação: Nayem Hasan, Sami, Mandeep, Wu Yanli e Thakur Kumar

Redação: Inês Coelho, Francisco Gonçalves, Ricardo Gonçalves e Tomás Miranda

Produção Executiva: LARGO Residências

Apoios: GABIP Almirante Reis - Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Arroios e Fundação Aga khan; FAMI - Fundo Asilo Migração e Integração, Alto Comissariado para Migrações, EGEAC, Normetal, Universidade Lusófona, Bairro Intendente

 


CONTEXTO INSTITUCIONAL

Contexto institucional — O projeto ESCUTA, tendo o Largo Residências como entidade promotora, nasce na relação com um consórcio de instituições que integram o GABIP - Almirante Reis, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa com a colaboração da Junta de Freguesia de Arroios e gerido pela Fundação Aga Khan Portugal. Tem como parceiros o CASA (SCML) e GAT - Espaço Intendente e a Associação Crescer.

É uma das medidas do plano de desenvolvimento local deste Gabinete de Apoio a Bairros de Intervenção Prioritária, que pretende documentar, monitorizar e avaliar as ações desenvolvidas nos eixos do Envelhecimento, Empregabilidade e Interculturalidade.

Integra ainda o programa VIDAS PLURAIS, gerido pela Fundação Aga Khan Portugal, e cofinanciado pelo FAMI (Fundo Asilo Migração e Integração - PT/2017/FAMI/221).



info@escuta.pt

www.escuta.pt

Facebook

 

 


A partir de: 
1 de Agosto de 2017

Pessoas Relacionadas

Eventos Relacionados