Telma Pereira

Nasce em Lisboa, 1981. Faz teatro desde 1997 tendo iniciado a sua formação no Cenadro – Grupo de Teatro Amador dirigido por Fernando Oliveira. Estudou Psicologia Educacional no ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Frequentou a Escola de Jazz do Hot Clube – José Villas-Boas entre 2002 e 2006 no Curso de Voz.
Pesquisa e interessa-se por Educação pela (e para as) Arte(s), estratégias pedagógicas do Movimento da Escola Moderna e Pedagogias Activas.
Desde 2005 dinamiza oficinas artístico-pedagógicas em colaboração com diferentes estruturas, cruzando o som, a voz, histórias, movimento, imagens ou objectos. Entre 2008 e 2012 cria e desenvolve o Projecto "Biblioteca Andarilha” para uma escola sem Biblioteca integrado num Projecto do Programa Escolhas.
Em Maio de 2013 estreia-se em nome próprio com o espectáculo "O Grande Mergulho" no Teatro Rápido e com apresentações em Bibliotecas e Teatros de Lisboa, Oeiras, Torres Vedras, Sesimbra. Integra a In Loko Band de Carlos Barretto - LARGO Residências -  como cantora, e o elenco do Baile (de Marta Silva e Félix Lozano) enquanto intérprete. Em 2015 cria um projecto de mpb com o guitarrista João Roque (Gato Malhado e Andorinha Sinhá) e o seu segundo espectáculo, " acordovento ". Colabora como cantora/contadora de histórias/intérprete no Festival Rádio Faneca, faz sonoplastia do espectáculo “Baile dos Pirilampos” de Vera Alvelos.
Em 2016 frequenta o curso de Teatro Musical na Inatel e cria “enCANTO” (performance poética para a infância). Desde Janeiro de 2018 colabora com o Centro de Artes e Formação do Lumiar - Bairro da Cruz
Vermelha, dinamizando aulas de expressão musical/vocal. Foi vocalista da AISHA - banda de homenagem às mulheres que pelo mundo cantaram os direitos humanos nas suas mais diversas frentes e co fundadora do Colectivo Musgo (colectivo de cantores improvisadores). Tem uma paixão antiga pelo universo do fado e actua em casas de fado de lisboa (tendo realizado residência artística no Café Luso, 2016 e Povo, 2018) Em 2019 concebe e interpreta NinaNinar, projecto de recolha de canções de embalar junto da população emigrante da freguesia de Arroios, em co-criação com Carlos Garcia (piano, arranjos) e Ariel Pinheiro (vídeo) para o Festival NextStop, posteriormente apresentado no Festival de Artes Performativas de Tavira e no Festival Todos.
Entidades com que colaborou: Associação Camaleão, Câmara Municipal de Oeiras, Associação “A Menina dos Meus Olhos”, Fábrica das Artes (CCB), Associação Mediar no Projecto “Há Escolhas no Bairro” (Programa Escolhas), Largo Residências, Pato Lógico, Artemanhas, ATLA

Formação
Ispa - 2001- 2005 - Psicologia da Educação
Hot Clube - 2002-2005 - Música Canto
Teatro Musical 2015/2016 - Fundação Inatel
Companhia de Música Teatral - Germinarte 2015-2017

Ao longo do seu percurso participou em projectos artísticos, formativos e comunitários com diferentes criadores:
Teatro: Fernando Oliveira, Miguel Moreira, Alexandre Lyra Leite, Cláudio Hochman, Jorge Andrade, Joana Craveiro

Dança/Performance: Ana Borges, Ainhoa Vidal, Madalena Victorino, Marta Silva e Félix Lozano.

Música: Jean-Michel Frére, Nuno Rebelo e Carlos Zíngaro, antoniopedro, Carlos Barreto, Gonçalo Gonçalves, Kátia Leonardo, TochaPestana, Paulo Rodrigues, Niccolás Farruggia

 

Artista