Workshop de Teatro de Sombras: Criação Colectiva para Contextos Educativos

Teatro de Sombras
Teatro
Workshop
Artes Plásticas
Beniko Tanaka
Sábado, Dezembro 12, 2020 - 14:00

Acção de Formação Artística para Agentes Educativos
TEATRO DE SOMBRAS com Beniko Tanaka
12 Dez.  14h às 18h
Palácio Visconde da Graça, Largo do Intendente 35
Entidade promotora: SOU - Movimento e Arte

Estas acções trabalham a aprendizagem de várias técnicas associadas ao Teatro de Sombras para que cada educador possa facilmente recriar este mundo em várias situações de formação e com diferentes públicos alvo. Começamos por proporcionar a cada agente educativo a experiência de um processo de criação individual a partir de um conto japonês. A segunda sessão é dedicada a poder experimentar e acompanhar as suas propostas/criações/trabalhos, de cada contexto educativo, através da realização de um mini teatro de sombras colectivo cuja temática será o Natal. 

INSCRIÇÕES 
até 1 dia antes da data da sessão
30€ por acção / 50€ as 2 acções
Formulário ONLINE
 


Programa


WORKSHOP DE CRIAÇÃO A PARTIR DE UM CONTO JAPONÊS
21 Nov.

Baseado num conto Japonês, iremos imaginar o mundo através de personagens oriundas de culturas e tradições diferentes. Vamos criar os seus corpos em silhueta e contar a história através da manipulação de marionetas que reflectem sombras. No fim desta oficina faremos um mini teatro!


1 - Introdução à narrativa teatral e explicação do desenvolvimento
2 - Descrição do personagem
3 - Construção de marionetas de figuras nipónicas
4 - Preparação para apresentação em grupo
5 - Apresentação das cenas preparadas pelos participantes utilizando as técnicas aprendidas na oficina.


WORKSHOP DE CRIAÇÃO COLECTIVA PARA CONTEXTOS EDUCATIVOS
12 Dez.

A segunda sessão parte de diferentes trabalhos desenvolvidos pelos próprios educadores, nos seus contextos escolares e de formação, com o objectivo de acompanhar várias fases: história, desenho, marionetas em articulação e acção.

Após a escrita de um conto com a temática do Natal cada participante vai trabalhar a sua representação numa criação colectiva em Teatro de Sombras. Como tornar colectiva cada história escrita individualmente? Que personagens e elementos podem ser trabalhados entre a sombra e a luz? 

1 - Do texto aos materiais de cena
2 - Desenho e construção de elementos cénicos: a partir dos desenhos da cada participante, desenvolvemos a criação da sua marioneta original. 
3 - Criação de cenas e ações.
4 - Experimentação em grupo
5 - Apresentação colectiva da história em Teatro de Sombras com temática do Natal. 
 


BIO
Beniko Tanaka
Nascida a 1976 em Tóquio, Japão, chegou a Portugal em 2005, com uma licenciatura em Artes Decorativas (Arts and Crafts), pela Universidade de Arte em TAMA – Tóquio, assim como um diploma especializado em arte do vidro e um amor incondicional por todas as coisas relacionadas com luz e reflexos.
Rapidamente se apaixonou pela luz de Lisboa, decidindo ficar e completar a sua formação com um curso avançado em Artes Plásticas no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual). Foi um passo natural combinar o conhecimento adquirido e sua grande paixão por culturas orientais - tanto o lado artístico como o espiritual a fim de desenvolver diferentes formas de artes cénicas, sempre inspirados na natureza e no seu interior e os fluxos de energia exteriores. Desde esse momento, Beniko Tanaka tem realizado inúmeras intervenções, espectáculos e performances a solo e em colaboração com diversas instituições como a embaixada do Japão em Portugal, Museu da
Marioneta de Lisboa e Cinemateca Portuguesa Júnior, entre outras.


Apoios

Fundação Calouste Gulbenkian (Fundo de Emergência Covid 19)
Câmara Municipal de Lisboa - RAAML (Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa)
Junta de Freguesia de Arroios 

Parcerias