Lançamento do Livro - Olhares Sobre África's II

OLHARES SOBRE ÁFRICA'S II Lançamento do Livro de Joana Pedro 17 Nov. Sáb. 16h
Literatura
Joana Pedro
Sábado, Novembro 17, 2018 - 16:00

Construída a partir das vivências descritas no livro “Até outro dia - Mpakha Nihiku Nikina” de Joana Pedro, pretende aproximar culturas e levar os visitantes a um intercâmbio cultural.
Qualquer um de nós conseguirá olhar o quotidiano de Itoculo (Moçambique) através das ilustrações construídas por Raquel Graça e das aguarelas de Marc Reuland (voluntários da Solsef), as quais estão acompanhadas por legendas em tinta e em braille. Também está disponível a audição das legendas, mediante a ativação de um QRCode num dispositivo eletrónico.
O ponto de partida desta viagem são os olhares atentos de Joana Pedro, quando em 2008 realizou um projeto de voluntariado em Itoculo. Nesta vila, a norte de Moçambique, Joana viveu durante 1 ano e cada dia vivido tornava-se memória quando se sentava a escrever no blog que criou. O livro “Até outro dia - Mpakha Nihiku Nikina” é o resultado dessas partilhas. É uma visita à Joana de há 10 anos, guiada pela vontade de fazer mais pelo desenvolvimento sustentável daquela comunidade.
Há fotografias desse projeto de voluntariado. Muitas delas guardadas nas páginas do livro que será lançado no dia 17 de novembro, pelas 16 horas, no Largo Residências. As ilustrações e as aguarelas expostas pretendem dar mais vida às histórias, facilitando a compreensão de todos.
Nos domingos de novembro, pelas 11h, o Largo Residências transforma-se num palco de teatros e atividades infantis denominados: “Olhares pequeninos sobre África’s II”. Destinados a crianças dos 3 aos 8 anos são organizados por Raquel Silva, voluntária da Solsef que também realizou um projeto de voluntariado de curta duração em Itoculo, durante o mês de agosto de 2018.
Olhares sobre África’s II é uma ação de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global, promovida pela Sol sem Fronteiras e resulta do apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.), através do programa Geração Z. Os lucros angariados com a aquisição do livro revertem para o projeto “Aprendizagem Inclusiva” (em Contuboel, Guiné-Bissau), o qual é cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.).
Esta iniciativa surge no ano em que a Sol sem Fronteiras comemora 25 anos de existência e está no seguimento de uma primeira versão realizada no ano passado, onde se podia olhar o continente africano, a partir de aguarelas.
A Sol sem Fronteiras (Solsef) é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sediada em Lisboa. Desde 1993 que trabalha em prol do desenvolvimento sustentável das comunidades. Para tal, promove projetos de cooperação para o desenvolvimento, voluntariado internacional e educação para o desenvolvimento e a cidadania global.


SOLSEF
A Solsef tem como objetivo global promover os ideais de fraternidade e solidariedade entre povos e particularmente entre jovens de países diferentes.
Com o projeto “Aprendizagem Inclusiva” pretende apoiar o desenvolvimento de capacidades do Centro Educacional Irmã Valdelícia (no sector de Contuboel, na Guiné-Bissau).
Este projeto permitirá contribuir para a inclusão social e educativa de 300 meninos e meninas através da criação de infraestruturas de refeição e de espaços recreativos e desportivos; do reforço do curriculum pedagógico para integração de alunos/as com necessidades educativas especiais; da criação de um banco de bolsas para inscrição de crianças em risco de exclusão social e da dinamização de iniciativas de empreendedorismo direcionadas ao abastecimento alimentar da cantina escolar.